Clipping de Relações Internacionais

Governo afegão critica ONU e pede respeito à soberania

Posted in Oriente Médio, Política & Política Externa by Nejme Joma on 07/11/2009

Cabul, 7 nov (EFE).

O Governo afegão criticou hoje a ONU e “alguns círculos políticos” estrangeiros por tentarem influenciar suas decisões nos últimos dias, marcados pelo desenlace do processo eleitoral, e pediu “respeito à soberania do Afeganistão”.

Em nota, o Ministério de Assuntos Exteriores se referiu explicitamente ao enviado especial da ONU no país, Kai Eide, que, na opinião do Executivo, “fez comentários que ultrapassam as normas internacionais e sua autoridade como representante de uma organização internacional imparcial”.

O departamento se referiu a uma entrevista coletiva que Eide deu há dois dias. Nela, o diplomata norueguês sugeriu ao recém-proclamado presidente, Hamid Karzai, que inicie um processo de reforma e inclua ministros “competentes” em seu gabinete.

Eide também pediu ao novo Governo que dedique todos os seus esforços à luta contra a corrupção.

Em sua nota, a Chancelaria afegã não esclareceu que parte do discurso de Eide provocou sua reação. Mas destacou que, “nos últimos dias, alguns círculos políticos, diplomatas e agências de propaganda de certos países estrangeiros intervieram nos assuntos internos do Afeganistão”.

Segundo o Governo, estes agentes, cujos nomes não foram citados, deram “instruções sobre a composição dos órgãos governamentais afegãos e sobre as políticas (do Executivo)”. “Estas instruções violaram o respeito à soberania nacional do Afeganistão”, frisa o comunicado.

O Ministério de Assuntos lembrou ainda que, em sua primeira entrevista depois que foi declarado presidente, Karzai prometeu combater a corrupção e consolidar o Estado de Direito durante seu próximo mandato. EFE

Disponível em: http://br.noticias.yahoo.com/s/07112009/40/mundo-governo-afegao-critica-onu-pede.html

Comentários desativados em Governo afegão critica ONU e pede respeito à soberania

%d blogueiros gostam disto: