Clipping de Relações Internacionais

Abbas desiste de tentar reeleição

Posted in Oriente Médio, Sistemas Políticos by Leila Yatim on 06/11/2009

Cisjordânia – AP e Reuters – 06/11/2009.

O presidente da Autoridade Palestina (AP), Mahmoud Abbas, anunciou ontem que não concorrerá nas eleições de janeiro e culpou o impasse nas negociações de paz com Israel e os EUA. A decisão foi tomada um dia após a secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, terminar seu giro pela região. Durante a viagem, ela sugeriu que as negociações deveriam ser retomadas antes de Israel interromper a expansão dos assentamentos judaicos na Cisjordânia.

Abbas disse que acredita que a paz com Israel “ainda é possível” e indicou que está aberto ao debate, especialmente se Washington mudar de posição. Ele disse que sua decisão não era uma tática para pressionar os EUA, como muitos analistas defendem. Após o anúncio, líderes regionais telefonaram para Abbas para tentar convencê-lo a mudar de ideia. Cerca de 500 mil israelenses vivem em assentamentos judaicos na Cisjordânia e em Jerusalém Oriental.

Em um discurso em Ramallah, Abbas disse que estava bastante animado com as políticas do governo de Barack Obama para a região até que foi “surpreendido por esse recente apoio à posição israelense”. Hillary enfureceu o mundo árabe ao defender, no sábado, que o diálogo deveria ser retomado independentemente da decisão sobre os assentamentos.

Abbas disse que a ampliação dos assentamentos deve ser interrompida, mas “Israel, especialmente o governo atual, rejeitam isso”. Não é a primeira vez que ele diz que não concorrerá à reeleição. No mês passado, ele afirmou que não tinha mais interesse em participar da votação, mas recuou.

Sem a participação de Abbas, que tem o apoio do Ocidente, é possível que a data da eleição – marcada para 24 de janeiro – seja alterada ou que a votação seja cancelada.

O Fatah controla a Cisjordânia, mas não a Faixa de Gaza, que é dominada pelo grupo islâmico Hamas desde junho de 2007. O Hamas já havia anunciado que não participaria das eleições.

“A decisão de Abbas é uma mensagem de repreensão aos seus amigos, os americanos e os israelenses. Nós o aconselhamos a encarar os palestinos e dizer a eles, com franqueza, que as negociações fracassaram”, disse Sami Abu Zuhri, porta-voz do Hamas.

Disponível em: http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20091106/not_imp462074,0.php

Acesso em: 06/11/2009.

Comentários desativados em Abbas desiste de tentar reeleição

%d blogueiros gostam disto: