Clipping de Relações Internacionais

Confirmação de embaixador no Brasil é prioridade, diz Hillary

Posted in Américas, Sistemas Políticos by Lucas S. on 04/11/2009

Washington – Folha Online – 04/11/09

A confirmação de Arturo Valenzuela como subsecretário para a América Latina e de Thomas Shannon como embaixador no Brasil, bloqueadas há meses pelo Congresso, é uma prioridade para a secretária americana de Estado, Hillary Clinton, informou nesta terça-feira o porta-voz Ian Kelly.

“Estamos tratando de completar nossa equipe no departamento de Estado. Deste modo, ela [Hillary] fez destas confirmações uma verdadeira prioridade”, disse Kelly.

As duas nomeações estão bloqueadas há meses no Senado pelo republicano Jim DeMint, que rejeita a política adotada por Washington diante da crise em Honduras.

As nomeações foram realizadas pelo presidente americano, Barack Obama, há seis meses.

“Mantemos consultas constantes com nossos amigos no Senado para ver como poderemos fazer para resolver isto”, disse Kelly. “É uma prioridade. Estamos falando do subsecretário para a América Latina e do embaixador de uma de nossas mais importantes embaixadas”.

O porta-voz disse esperar que a solução da crise em Honduras leve ao fim do veto dos dois nomes no Senado.

Uma delegação liderada por Shannon, que hoje é subsecretário para a América Latina, conseguiu romper o estancamento das negociações em Honduras entre o regime de fato e o presidente deposto, Manuel Zelaya, que firmaram um acordo para acabar com a crise.

O governo Obama condenou o golpe de Estado de 28 de junho passado, que derrubou Zelaya, e cortou a ajuda e a concessão de vistos a Honduras, o que foi qualificado pelos congressistas republicanos como contrário aos interesses dos Estados Unidos.

Disponível: http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u647236.shtml

Acesso: 04/11/09

Comentários desativados em Confirmação de embaixador no Brasil é prioridade, diz Hillary

%d blogueiros gostam disto: