Clipping de Relações Internacionais

Grupo alerta para falta de comida e mortes no Paquistão

Posted in Direitos Humanos, Oriente Médio, Paz & Conflito by Helen Schossler on 30/10/2009

Paquistão – Estadão – 29/10/2009

O grupo de direitos humanos Human Rights Watch (HRW) pediu hoje que o Paquistão garanta suprimentos suficientes para os civis presos em meio à ofensiva contra o Taleban no país. “As pessoas tentando fugir do confronto já estão relatando mortes de civis e falta de comida”, denunciou Ali Dayan Hasan, pesquisador sênior da HRW no sul da Ásia, em comunicado. “O inverno que se aproxima apenas fará a situação ruim piorar, especialmente para aqueles deixados para trás, a menos que o auxílio os alcance.”

O HRW advertiu para a possibilidade de uma “catástrofe”, caso muitos civis sigam sem possibilidade de conseguir ajuda, pela falta de acesso. O Paquistão lançou uma operação por terra e ar para combater o Taleban e outros extremistas no Waziristão do Sul, uma região fronteiriça instável com o Afeganistão. A ação começou em 17 de outubro e desde então cresce o temor sobre os efeitos dela para a população civil. Aproximadamente 30 mil soldados participam da ofensiva contra estimados 10 mil ou 12 mil militantes na área tribal. Segundo agentes humanitários, há mais de 200 mil pessoas que foram forçadas a fugir dos confrontos.

A HRW pediu que tanto os militares quanto os militantes do Taleban tomem todas as precauções necessárias para evitar mortes de civis. Além disso, quer que as agências humanitárias e os monitores independentes possam chegar à zona. As informações são da Dow Jones.

Disponível em: http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,grupo-alerta-para-falta-de-comida-e-mortes-no-paquistao,458464,0.htm Acesso em: 30/10/2009

Comentários desativados em Grupo alerta para falta de comida e mortes no Paquistão

%d blogueiros gostam disto: