Clipping de Relações Internacionais

Paquistão avança no 5º dia da ofensiva contra militantes

Posted in Ásia & Oceania, Paz & Conflito, Regiões by Andressa S. Dallo on 21/10/2009

Estadão – 21/10/09

As Forças Armadas que combatem no Waziristão do Sul, uma zona dominada pelo Taleban no Paquistão, ganharam terreno hoje, em uma dura ofensiva contra um acampamento de extremistas perto da fronteira afegã, segundo funcionários de inteligência. Em um outro campo de batalha, fontes relataram que mísseis atribuídos aos Estados Unidos foram disparados em Spalaga, uma aldeia da região tribal do Waziristão do Norte. Dois funcionários de inteligência disseram que três supostos insurgentes morreram nesse ataque, e o número pode subir. As fontes pediram anonimato.

A ofensiva militar no Waziristão do Sul já dura cinco dias e é considerada crucial para o Paquistão em sua luta contra os rebeldes, responsabilizados por ataques no país e também contra as forças ocidentais no vizinho Afeganistão. Hoje os soldados capturaram algumas áreas de Kotkai e destruíram a casa do chefe do Taleban no Paquistão, Hakimullah Mehsud. Os enfrentamentos continuam, segundo dois oficiais que pediram anonimato.

Ontem, em um duplo atentado suicida, seis pessoas morreram na Universidade Internacional Islâmica em Islamabad, em uma aparente represália pela ofensiva. Todas as instituições educacionais do país foram fechadas hoje.

Disponível em: http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,paquistao-avanca-no-5-dia-da-ofensiva-contra-militantes,454099,0.htm Acesso em: 21/10/09

Comentários desativados em Paquistão avança no 5º dia da ofensiva contra militantes

%d blogueiros gostam disto: