Clipping de Relações Internacionais

ONU pede aumento de recursos contra desastres ligados à mudança climática

Posted in Meio-Ambiente, Organizações Internacionais & Regionais by gleika on 15/10/2009

Mundo – EFE – 15/10/2009

BLOG ACTION DAY 

As Nações Unidas pediram nesta quinta-feira à comunidade internacional que multiplique os recursos financeiros, técnicos e humanos para combater as crescentes catástrofes naturais provocadas pela mudança climática e agravadas pelo crescimento demográfico.

Assim ressaltou o subsecretário-geral das Nações Unidas para Assuntos Humanitários, John Holmes, em entrevista à Agência Efe em Jacarta, onde advertiu que as catástrofes naturais vinculadas ao aquecimento global “continuarão aumentando” em um futuro próximo.

“A mudança climática está causando mais e mais intensos desastres naturais. Estas (catástrofes) estão aumentando e vão continuar aumentando em um futuro próximo”, disse Holmes.

“Precisamos nos preparar para garantir que poderemos enfrentá-las, porque as necessidades aumentarão. Temos que estar certos de que nossas capacidades e os recursos financeiros internacionais também vão junto”, acrescentou o especialista.

Segundo ele, “o melhor investimento” para combater os desastres naturais é trabalhar na “redução do impacto” de catástrofes, como evitar a construção em áreas com tendência a inundar e conscientizar as pessoas mais vulneráveis.

Holmes reconheceu, no entanto, que a mudança climática não é o único fator, e apontou como agravantes o “aumento demográfico”, a crescente “urbanização” e “a pobreza”, fenômenos que confluem nas grandes capitais dos países emergentes.

O responsável de Assuntos Humanitários da ONU, em visita à Indonésia para avaliar os danos causados pelo terremoto de 7,6 graus na escala Richter que atingiu Sumatra em 30 de setembro, disse que a situação na área “continua grave”, mas “sob controle”.

Destacou que as áreas mais afetadas são as zonas rurais, devido aos problemas de acesso, mas acrescentou que a ajuda internacional, que deu uma “boa resposta” ao terremoto, já está chegando a estes pontos.

Holmes disse que, nesses lugares, são necessários abrigos para as 450 mil pessoas que ficaram sem casa, novas infraestruturas médicas e sistemas de água e saneamento.

“O elemento-chave é construir melhor, mais seguro, porque haverá uma próxima vez. É preciso estar certos de que faremos isso bem”, afirmou Holmes.

O subsecretário da ONU disse que, nas próximas semanas, será concluída uma avaliação geral de danos e necessidades promovida pelas Nações Unidas, Banco Mundial e Banco Asiático de Desenvolvimento, que estimará o valor econômico da reconstrução e seus prazos.

A Cruz Vermelha estimou que o balanço final de mortos neste terremoto na Indonésia ficará em mais de 3 mil pessoas, das quais foram resgatados de entre os escombros, até o momento, cerca de mil cadáveres.

 Acesso em: 15/10/2009

disponível em: http://www.google.com/hostednews/epa/article/ALeqM5iF270oqexBoIs-vbIgLUj77kUwKQ

Comentários desativados em ONU pede aumento de recursos contra desastres ligados à mudança climática

%d blogueiros gostam disto: