Clipping de Relações Internacionais

Entidade alerta para patrimônios culturais em perigo

Posted in Regiões, Social & Questões Culturais by Helen Schossler on 07/10/2009

Estados Unidos – Estadão – 06/10/2009

Foi divulgada hoje a lista dos patrimônios culturais da humanidade que estão em perigo por falta de cuidados ou por excesso de exposição. O alerta foi feito pelo Fundo Mundial de Monumentos, entidade privada com sede em Nova York e dedicada à recuperação de monumentos históricos espalhados pelo mundo.

A lista de advertências do fundo para 2010 inclui 93 locais em 47 países e vão de monastérios no Butão a pontes na estrada Merritt Parkway, em Connecticut.

“A lista de 2010 deixa claro que os esforços pelo patrimônio cultural no século 21 devem reconhecer a importância da vigilância sustentável e que devemos trabalhar de forma estreita com os sócios locais”, disse a presidente do Fundo Mundial de Monumentos, Bonnie Burnham.

Entre os patrimônios listados em situação de perigo, está a obra-prima de Gaudí, em Barcelona: uma igreja de 18 torres que conta a história da Sagrada Família e está ameaçada por uma nova linha de metrô que passará por perto.

Machu Picchu, um assentamento construído pelos incas no século 15 e uma das principais atrações turísticas do Peru, está em perigo por causa da grande quantidade de visitantes.

Outros dos monumentos ameaçados são as casas tradicionais em Kioto, Japão, que datam do começo do século 17 e são considerados modelos arquitetônicos no país. O fundo diz que as casas estão sendo derrubadas, o que afeta a história cultural de Kioto.

A lista mais recente, de 2007, incluiu pela primeira vez o aquecimento global como um dos elementos que ameaçam o patrimônio cultural e arquitetônico da humanidade.

Disponível em: http://www.estadao.com.br/internacional/not_int446816,0.htm Acesso em: 07/10/2009

Comentários desativados em Entidade alerta para patrimônios culturais em perigo

%d blogueiros gostam disto: