Clipping de Relações Internacionais

Irã se dispõe a apresentar novo plano nuclear ao Ocidente

Posted in Ásia & Oceania, Segurança Nacional & Defesa by Ana Carolina Rosso on 01/09/2009

Irã – Estadão – 1/09/1009

O Irã se dispôs a apresentar as potências ocidentais um novo plano para as negociações nucleares com o objetivo de impulsionar o progresso, a justiça e a paz, informou nesta terça-feira, 1, o canal iraniano Press TV.

 

 

A proposta deverá ser debatida pelo Irã e o grupo conhecido como 5+1, formado pelos cinco países com direito a veto no Conselho de Segurança da ONU (China, Rússia, França Inglaterra e EUA) e a Alemanha. “O pacote de propostas da república islâmica está atualizado e pronto e será apresentado (aos poderes mundiais)”, afirmou Saeed Jalili, também chefe do Supremo Conselho Nacional de Segurança. “Nós esperamos que uma nova rodada de conversas será realizada, para se alcançar um mundo cheio de progresso e justiça…se Deus quiser.”

 

Jalili disse que Teerã preparou um pacote “revisado”, levando em conta os acontecimentos do mundo no ano passado, entre eles a crise econômica e a crise na Geórgia. Representantes das seis nações manterão um encontro perto de Frankfurt, nesta quarta-feira, quando analisarão a possibilidade de impor sanções mais duras na ONU contra o Irã. A pressão internacional por uma nova série de sanções a Teerã aumenta, pela recusa do país em retornar às negociações sobre seu programa nuclear.

 

O Ocidente oferece ao Irã um programa de incentivos econômicos e diplomáticos para que o regime suspenda seu programa de enriquecimento de urânio. A comunidade internacional suspeita que o projeto tenha fins militares, para a obtenção de uma bomba atômica, ainda que Teerã afirme que seja apenas para uso civil e produção de eletricidade. Os seis países deram até o final deste mês para que o Irã manifeste sua posição sobre a última oferta dos negociadores, com o risco de enfrentar novas sanções econômicas.

 

Segundo relatório da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), o Irã reduziu a velocidade de sua produção de urânio empobrecido. Segundo a entidade ligada à Organização das Nações Unidas (ONU), Teerã permitiu que inspetores visitassem um reator de pesquisa, um pedido antigo da AIEA. O urânio empobrecido pode ser usado tanto para fins civis quanto militares. Teerã argumenta que seu programa nuclear é direito soberano do país e tem apenas fins pacíficos, como a produção de energia. Já vários países, entre eles EUA e Israel, sustentam que o regime iraniano busca armas nucleares.

Disponível em: http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,ira-se-dispoe-a-apresentar-novo-plano-nuclear-ao-ocidente,427848,0.htm Acesso em: 1/09/2009

Comentários desativados em Irã se dispõe a apresentar novo plano nuclear ao Ocidente

%d blogueiros gostam disto: