Clipping de Relações Internacionais

Mais de 700 morrem em confrontos na Nigéria, diz Cruz Vermelha

Posted in África, Direitos Humanos, Paz & Conflito by Nejme Joma on 02/08/2009

MAIDUGURI, Nigéria (Reuters) -02/08/2009.

Mais de 700 pessoas foram mortas durante o levante de uma facção radical islâmica no norte da Nigéria, e a busca por corpos continua, informaram a Cruz Vermelha e autoridades da área de segurança no domingo.

As trocas de tiros duraram dias na semana passada, à medida que forças de segurança tentavam acabar com o levante de membros do Boko Haram, um movimento militante que quer que a sharia (lei islâmica) seja imposta de forma mais abrangente no país mais populoso da África.

A violência pipocou em vários Estados, mas Maiduguri, capital do Estado de Borno onde o líder da facção Mohammed Yusuf tinha sua base, presenciou as lutas mais duras.

“Pelas nossas contas, o número de vítimas é de 780 até agora… Uma equipe conjunta de operação está procurando corpos por toda a cidade”, disse à Reuters Aliiyu Maikano, responsável por gestão de conflitos na Cruz Vermelha nigeriana.

Os problemas começaram no domingo passado no Estado de Bauchi, a cerca de 400 quilômetros de Maiduguri, quando membros do grupo foram detidos pela suspeita de conduzirem um ataque a uma estação policial.

Disponível em: REUTERS Brasil

Comentários desativados em Mais de 700 morrem em confrontos na Nigéria, diz Cruz Vermelha

%d blogueiros gostam disto: