Clipping de Relações Internacionais

AGENDA POLÍTICA-Congresso tem recesso e Lula reúne Mercosul

Posted in Américas, Política & Política Externa by Nejme Joma on 17/07/2009

BRASÍLIA (Reuters) – 17/07/2009.

O recesso parlamentar, que começa nesta sexta-feira e na prática vai até 2 de agosto, deixará em suspenso os escândalos do Senado e os trabalhos da CPI que vai investigar a Petrobras.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva manterá as viagens e participa na próxima sexta-feira da reunião de cúpula dos líderes do Mercosul.

O Paraguai será o anfitrião do encontro que marcará o fim de sua presidência semestral do bloco. A próxima gestão ficará a cargo do Uruguai.

Em pauta, entre outros assuntos, está a tensa situação em Honduras após o golpe de Estado que depôs o presidente Manuel Zelaya, no fim de junho. Participam da cúpula os líderes de Paraguai, Uruguai, Brasil e Argentina.

Veja, a seguir, os principais eventos políticos da próxima semana.

SEGUNDA-FEIRA

— Pela manhã, Lula faz reunião de coordenação política. Mais tarde, recebe o piloto brasileiro de Fórmula Indy Hélio Castro Neves e o ministro do Gabinete de Segurança Institucional, general Jorge Armando Felix. Em seguida, tem reunião com o conselho diretor do Banco do Brasil e, depois, faz visita aos funcionários do banco. Despacha com o ministro da Comunicação, Hélio Costa, seguido do ministro da Cultura, Juca Ferreira.

— O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, participa no Rio de Janeiro do Fórum Estadual da Aprendizagem Profissional.

TERÇA-FEIRA

– Pela manhã, Lula recebe o ministro Carlos Lupi (Trabalho) e Fernando Haddad (Educação). Ao meio-dia, recebe o presidente de Moçambique, Armando Guebuza. Depois, encontra-se com o presidente da Trip Linhas Aéreas e faz despacho de promoções de oficiais generais. Mas tarde, faz reunião sobre os setores de gás e energia.

QUARTA-FEIRA

— Lula participa da posse do novo procurador-geral Roberto Gurgel e, em seguida, recebe o ministro dos Negócios Estrangeiros de Israel, Avigdor Lieberman. Depois, tem reunião com lideranças sociais. Mais tarde, participa do lançamento do Plano Safra de Agricultura Familiar e, depois, recebe o presidente da Petrobras Biocombustiveis, Miguel Rosseto.

QUINTA-FEIRA

— Em São Paulo, Lula concede entrevista à Rádio Globo. Depois, na Fundação Bienal de São Paulo no Parque Ibirapuera, participa da cerimônia de abertura da Bio Brasil Fair, feira de produtos orgânicos. Mais tarde, vai à assinatura de contratos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). À noite, vai a Assunção, capital do Paraguai.

SEXTA-FEIRA

— Em Assunção, participa da Cúpula do Mercosul.

SÁBADO

— Lula faz reunião bilateral com o presidente paraguaio, Fernando Lugo. O contrato da hidrelétrica de Itaipu deve estar na pauta do encontro.

Disponível em: REUTERS Brasil

Tagged with: , , , ,

Comentários desativados em AGENDA POLÍTICA-Congresso tem recesso e Lula reúne Mercosul

%d blogueiros gostam disto: