Clipping de Relações Internacionais

Jobim afirmou que ESG funcionará simultaneamente no Rio e em Brasília

Posted in Américas, Política & Política Externa, Regiões by Ariel Boldrini on 26/05/2009

Brasil – Ministério da Defesa – 25/05/2009

Ao participar nesta segunda-feira, no auditório do Ministério da Defesa, de um módulo do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia, organizado pela Escola Superior de Guerra (ESG), o ministro da Defesa, Nelson Jobim, afirmou que o governo trabalha com a hipótese de que, no futuro, a ESG tenha uma sede também em Brasília, que funcionaria juntamente com a sede já existente no Rio de Janeiro. 

Jobim informou que, pelos estudos em andamento, a sede brasiliense seria voltada para a formação de civis na carreira de defesa. O curso teria algumas semelhanças, conforme acrescentou, com o curso de formação da carreira diplomática, a cargo do Instituto Rio Branco. Entre as inovações previstas para a especialização em assuntos de defesa, o ministro disse que o curso aceitará parceria com universidades brasileiras.

 O ministro da Defesa afirmou que os cursos da ESG que funcionam no Rio de Janeiro continuarão funcionando normalmente, podendo inclusive ser ampliados. A necessidade dos cursos a serem realizados na capital federal, de acordo com Jobim, se deve à ausência de quadros civis para operar assuntos de defesa. “Os quadros que temos no Ministério da Defesa são emprestados”, disse.

 Ao defender a necessidade de manter a ESG em duas cidades, o ministro Jobim afirmou: “Temos de manter as duas entidades, os dois braços, definir as duas estruturas, funções distintas e locação distintas. Hoje temos dificuldade de conseguir servidores públicos civis da União para levar ao Rio de Janeiro. Teremos facilidade para que realizem os cursos aqui em Brasília”.

 O Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia da ESG é realizado todos os anos no Rio de Janeiro. Este ano o curso é dirigido para 82 estagiários, compostos de oficiais-generais e oficiais superiores da Marinha, Exército e Aeronáutica. Além disso, participam também civis que ocupam postos estratégicos no Executivo, Legislativo e Judiciário.

 A presença dos estagiários da ESG nesta segunda-feira em Brasília faz parte de uma das etapas do curso, que prevê viagens para assistirem a palestras na capital federal, acompanharem projetos desenvolvimentistas da Amazônia e visitarem cidades da fronteira. Além do ministro Jobim, também realizaram palestras para os estagiários da ESG o senador Demóstenes Torres (DEM-GO) e Ibsen Pinheiro (PMDB-RS).

Disponível em: https://www.defesa.gov.br/mostra_materia.php?ID_MATERIA=33033 Acesso em: 26/05/2009

Comentários desativados em Jobim afirmou que ESG funcionará simultaneamente no Rio e em Brasília

%d blogueiros gostam disto: