Clipping de Relações Internacionais

Rendição de rebeldes põe fim à guerra no Sri Lanka

Posted in Ásia & Oceania, Paz & Conflito by Leila Yatim on 20/05/2009

COLOMBO (Sri Lanka) – Reuters, Efe e AP – 18/05/2009.

Os Tigres de Libertação do Eelam Tâmil (LTTE, na sigla em inglês) admitiram sua derrota e anunciaram ontem sua rendição ao governo do Sri Lanka, pondo fim ao conflito armado mais antigo do continente asiático, iniciado em 1983.

A rendição foi anunciada ontem pelo chefe de Relações Internacionais dos tigres tâmeis, Selvarasa Pathmanathan. “A batalha chegou a um fim amargo. Decidimos silenciar nossas armas”, disse o rebelde em um comunicado.

O anúncio foi recebido com festa em todo o Sri Lanka. O presidente cingalês, Mahinda Rajapaksa, que voltou ontem à capital, Colombo, depois de uma visita à Jordânia, proclamou a vitória das forças do governo contra o terrorismo e programou para amanhã um pronunciamento em rede nacional de TV.

MASSACRE

A ofensiva final do Exército contra os rebeldes deixou 7 mil civis mortos e 16.700 feridos desde 20 de janeiro, segundo a ONU. Nas últimas semanas, os combates estiveram concentrados num braço de praia de 4 km², no nordeste da ilha. Os rebeldes resistiram à ofensiva usando milhares de civis como escudo humano.

Apesar dos apelos da comunidade internacional para que o Exército evitasse atacar a área, os militares não detiveram a dura ofensiva que, segundo organizações humanitárias, causou “uma tragédia humana”.

Milhares de civis morreram nos bombardeios do governo ou foram assassinados pelos rebeldes quando tentavam fugir da região. Ontem, o governo disse que todos os civis que estavam presos na zona de guerra – cerca de 63 mil – fugiram em segurança. Um porta-voz militar disse que ainda havia pequenos focos de resistência onde eram travados combates entre os rebeldes e os soldados.

O governo disse acreditar ter encontrado o que seriam os restos do líder máximo e fundador do LTTE, Vellupillai Prabhakaran, mas ressaltou que ainda não era possível confirmar a identidade do corpo.Vários combatentes rebeldes suicidaram-se ao ser cercados, mas não estava claro se Prabhakaran e outros líderes do grupo estavam entre eles.

Desde 1983, os rebeldes lutavam pela criação de um Estado independente para os membros da etnia tâmil, no nordeste do Sri Lanka.

HISTÓRIA DE VIOLÊNCIA

1975 – Fundação dos Tigres de Libertação do Eelam Tâmil (LTTE, na sigla em inglês)

1983 – Início da guerra civil entre governo e grupo rebelde

1991 – Atentado rebelde mata premiê indiano em represália pelo envio de tropas ao Sri Lanka

1993 – Novo atentado mata o presidente cingalês

2002 – Acordo de cessar-fogo

2005 – Retomada dos combates e fim do acordo de trégua

2008 – Governo lança ofensiva final contra os rebeldes

Disponível em: http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20090518/not_imp372541,0.php

Acesso em: 18/05/2009.

Comentários desativados em Rendição de rebeldes põe fim à guerra no Sri Lanka

%d blogueiros gostam disto: