Clipping de Relações Internacionais

Governo do Sri Lanka anuncia morte de líder de guerrilha tâmil

Posted in Ásia & Oceania, Paz & Conflito by Ana Carolina Rosso on 20/05/2009

Sri Lanka – Estadão – 18/05/2009

O governo cingalês anunciou nesta segunda-feira, 18, ter retomado o controle da última região em mãos dos Tigres de Libertação da Pátria Tâmil (LTTE, em inglês). O Exército ainda informou ter matado o líder do grupo, Velupillai Prabhakaran e mais 250 rebeldes.

No domingo, o chefe de relações internacionais da guerrilha, S. Pathmanathan havia declarado o fim dos combates.”Esta batalha chegou a seu amargo final. Contra qualquer previsão, contivemos as forças cingalesas sem ajuda, exceto o apoio sem fim de nosso povo”, disse, em comunicado.

O líder tâmil foi morto junto com outros dois chefes da guerrilha. Assim como as outras informações vindas da zona de guerra, nenhuma dessas pôde ser confirmada por fontes independentes.

Relatos não confirmados dizem que os três foram atingidos por tiros na cabeça em uma emboscada enquanto tentavam fugir do cerco das tropas do governo.

Em entrevista à TV estatal, o porta-voz do Exército Udaya Nanayakkara disse que 250 rebeldes foram mortos durante a noite e que todo o território disputado pelos Tigres de Libertação da Pátria Tâmil, no norte do país, está agora em poder do governo.

UE pede investigação

 

Após esse anúncio, os ministros de Assuntos Exteriores da UE aprovaram um texto que pede a abertura de uma “investigação independente” por possível violação do direito humanitário durante o conflito.

“Os responsáveis devem ser levados à Justiça”, disseram os ministros do bloco, que também criticaram a guerrilha por usar civis “como escudos humanos” e por recrutá-los à força para suas fileiras.

Ajuda humanitária

 

O secretário do Ministério de Assuntos Exteriores do Sri Lanka, Palitha Kohona, disse hoje que o Executivo receberá de bom grado qualquer ajuda internacional para os 250 mil tâmeis que, vítimas do conflito no nordeste do país, se encontram refugiados em campos do Governo.

Por telefone, Kohona disse à Agência Efe que não há um calendário para o retorno de todos esses civis a seus povoados, nos quais equipes trabalharão para retirar minas e construir sistemas de condução de água e outras infraestruturas.

Protesto

Em Londres, cerca de 2 mil pessoas organizaram uma manifestação em apoio aos rebeldes tâmeis na frente do parlamento britânico. Há pelo menos um mês, os manifestantes têm se reunido para pedir o cessar-fogo no país.

Disponível em: http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,governo-do-sri-lanka-anuncia-morte-de-lider-de-guerrilha-tamil,372649,0.htm Acesso em: 18/05/2009

Comentários desativados em Governo do Sri Lanka anuncia morte de líder de guerrilha tâmil

%d blogueiros gostam disto: