Clipping de Relações Internacionais

Uma guerra de mais de 25 anos chega ao fim

Posted in Ásia & Oceania, Paz & Conflito, Regiões by Felipe Salatino on 18/05/2009

Zero Hora – Brasil – 18/05/2009

Um conflito civil de mais de um quarto de século de duração – e que deixou cerca de 70 mil mortos – chegou, na prática, ao seu final.

Embora ainda existam alguns bolsões de resistência, os líderes do movimento separatista Tigres de Libertação do Eelam Tâmil (LTTE) admitiram ontem a derrota na guerra que travam há 26 anos contra o governo do Sri Lanka – pequena ilha ao sul da Índia, na Ásia – e pediram um cessar-fogo. Em comunicado no site do grupo, um porta-voz, Selvarasa Pathmanathan, disse que o objetivo é evitar mais derramamento de sangue. O país é palco de uma das piores catástrofes humanitárias da atualidade.

– Esta batalha chegou a um final amargo. Nossa gente morre pelas bombas, pelos projéteis e de fome. Só temos uma opção: retirar o último pretexto do inimigo para matar pessoas. Decidimos silenciar nossas armas – declarou Pathmanathan.

O governo, no entanto, rejeitou o cessar-fogo, alegando que os milhares de civis antes encurralados na zona de guerra já estão em segurança e que não há mais motivo para interromper os combates. O porta-voz do exército cingalês, Udaya Nanayakkara, afirmou que 63 mil civis retidos na área conseguiram escapar nas últimas 72 horas, mas não há confirmação independente da informação, já que o acesso da imprensa ao front foi proibido. Outra razão para o “Não” do governo ao cessar-fogo é que ainda não se sabe o destino dos principais comandantes dos Tigres, incluindo o principal deles, Velupillai Prabhakaran.

Há dois rumores sobre o que ocorreu com ele. O primeiro é de que estaria entre os 70 combatentes separatistas mortos no sábado à noite, quando tentavam fugir da zona de conflito usando barcos. O segundo é que seria um dos rebeldes encontrados mortos ontem – aparentemente, se suicidaram ao serem encurralados.

Na capital do Sri Lanka, Colombo, milhares de pessoas saíram às ruas para comemorar a vitória sobre os tâmeis. O presidente Mahinda Rajapaksa marcou uma entrevista para amanhã, no parlamento, quando deverá reiterar que a guerra terminou.

Os Tigres foram criados em 1975 e, oito anos depois, iniciaram sua campanha militar e de atentados para criar uma nação independente para a minoria tâmil (16% da população) de Sri Lanka, no norte e nordeste da ilha. A maioria dos habitantes do país (74%) é da etnia cingalesa.

Disponível em: http://www.mre.gov.br/portugues/noticiario/nacional/selecao_detalhe3.asp?ID_RESENHA=577762 Acesso em: 18/05/2009

Comentários desativados em Uma guerra de mais de 25 anos chega ao fim

%d blogueiros gostam disto: