Clipping de Relações Internacionais

Estados Unidos eleitos para o Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas

Jornal Digital – 13/05/2009

Washington – Estados Unidos foram ontem eleitos para o Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, um organismo que tinha sido boicotado pela Administração Bush alegando que este integrava países violadores dos direitos humanos e anti-semitas.

A entrada dos Estados Unidos para o Conselho dos Direitos Humanos foi aprovada com 167 votos de um total de 192, anunciou o presidente interino da Assembleia Geral das Nações Unidas, o embaixador da Namíbia na ONU, Kaire Mbuende. Além dos Estados Unidos, outros 17 países foram hoje eleitos ou reeleitos pelos cinco grupos regionais para um mandato de três anos, juntando-se a outros 29 países que se encontram a meio das respectivas vigências. No grupo geográfico dos Estados ocidentais, apenas três países (EUA, Noruega e Bélgica) se candidataram aos três lugares disponíveis, pelo que não houve surpresas na eleição.

O preenchimento dos lugares do Conselho é muitas vezes criticado, uma vez que, o número de lugares disponibilizados é sempre semelhante ao número de candidatos. Também nos grupos geográficos da Ásia e da América Latina não houve surpresas, tendo sido eleitas, tal como esperado, a Arábia Saudita e a China, países muitas vezes criticados por violarem os direitos humanos. Na América Latina foi escolhida Cuba, também acusada de não ser cumpridora das liberdades. Pela Europa de Leste foi eleita a Hungria e a Rússia, enquanto pelo grupo africano, os mais votados foram os Camarões, Djibuti, ilhas Maurícias, Nigéria e Senegal.

Barack Obama assumui que o Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas é um «organismo defeituoso» mas defendeu que só com a participação será possível mudar essa realidade. Com esta atitude, o presidente norte-americano distancia-se de George W. Bush que, desde a sua criação em 2006, boicotou a organização das Nações Unidas.

(c) PNN Portuguese News Network

Comentários desativados em Estados Unidos eleitos para o Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas

%d blogueiros gostam disto: