Líder iraniano culpa EUA por bombas no Iraque
Reuters- Teerã – 25/04/2009
A maior autoridade do Irã afirmou neste sábado que as forças norte-americanas são as “maiores suspeitas” nos ataques a bomba que mataram dezenas de peregrinos iranianos no Iraque esta semana.Os comentários do líder supremo Ayatollah Ali Khamenei ressaltaram a profunda desconfiança entre a República Islâmica e os Estados Unidos, apesar dos esforços do presidente Barack Obama de se aproximar de Teerã depois de três décadas de hostilidade mútua.
O Irã, predominantemente muçulmano xiita, afirmou diversas vezes que a presença de forças norte-americanas no Iraque está fomentando instabilidade no país vizinho. Por sua parte, Washington acusou Teerã de apoiar as milícias xiitas no Iraque.
“Os principais suspeitos nesse crime e crimes similares a esse são as forças de segurança e militares dos Estados Unidos”, afirmou Khamenei em um comunicado sobre dois atentados a bomba no Iraque na quinta e sexta-feira. Citado pela imprensa estatal, ele afirmou que “mãos e mentes maléficas” estabeleceram o “terrorismo cego e incontrolável” no Iraque.
Disponível em: http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRSPE53O04T20090425 Acesso em: 25/04/2009
Comentários desativados em Líder iraniano culpa EUA por bombas no Iraque