Clipping de Relações Internacionais

Pequim apresenta novo submarino nuclear para plateia de estrangeiros

Posted in Ásia & Oceania, Regiões, Segurança Nacional & Defesa by Ariel Boldrini on 24/04/2009

China – Folha de São Paulo – 24/04/2009

A China apresentou ontem pela primeira vez em público 2 de seus 10 submarinos nucleares no porto de Qingdao, nordeste do país. A parada naval que marca os 60 anos da Marinha de Libertação do Povo -criada pouco antes da vitória dos comunistas, em 1949- contou com 25 embarcações, entre fragatas, navios de guerra e destróieres.
“O poder militar chinês será sempre uma força para a preservação da paz mundial e o avanço do desenvolvimento comum”, disse o presidente chinês, Hu Jintao, na cerimônia.
A demonstração das Forças Armadas foi assistida por delegações de 29 países. Catorze países, incluído o Brasil, enviaram a Qingdao 21 navios de guerra para participar da celebração que reafirma o novo poder militar chinês. É a primeira vez que os chineses convidam estrangeiros para a revista.
Não foram divulgados dados sobre dimensões nem valor das embarcações.
Para o vice-comandante da Marinha Chinesa, Ding Yiping, as “suspeitas sobre a China ser uma ameaça à segurança mundial se devem à falta de compreensão da China no mundo”.
“As suspeitas desaparecerão assim que os congêneres estrangeiros conhecerem a Marinha Chinesa e conhecerem nossa situação real”, disse ele à agência estatal Xinhua. “A apresentação busca aumentar esse conhecimento.”
O governo chinês tem participado mais ativamente de missões de paz nos últimos anos e mandou navios de guerra à costa da Somália no início deste ano para participarem de patrulhas contra os piratas que atacam na região .
A China possui 18 mil quilômetros de costa e mantém disputas territoriais por ilhas e possíveis campos de petróleo com Japão, Vietnã e Filipinas.
O Departamento de Defesa dos EUA divulgou um estudo no final de março em que diz que o governo chinês busca tecnologia e armamentos para reduzir a vantagem que os americanos têm em arsenal militar. Para o Pentágono, o orçamento militar da China é muito maior que os números oficiais.
Oficialmente, a China investe 1,4% do PIB em suas Forças Armadas -os EUA, 4%, e o Reino Unido, 2%. O orçamento tem aumentado em mais de 10% ao ano nos últimos 20 anos. Para os americanos, a China já investe 4% do PIB no orçamento militar. O número oficial é de US$ 70 bi em 2009.
As Marinhas chinesa e americana tiveram um entrevero em 8 de março, quando cinco fragatas cercaram um navio americano que estaria fazendo espionagem no mar da China. Os americanos alegaram que estavam em águas internacionais -o que a China rechaçou.

Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mundo/ft2404200911.htm Acesso em: 24/04/2009

Comentários desativados em Pequim apresenta novo submarino nuclear para plateia de estrangeiros

%d blogueiros gostam disto: