Clipping de Relações Internacionais

Naufrágio deixa ao menos 21 mortos e 213 desaparecidos na Líbia

Posted in África, Social & Questões Culturais by Helen Schossler on 31/03/2009

Folha Online – 31/03/2009

Ao menos 21 pessoas morreram e 213 estão desaparecidas no mar da costa da Líbia após o naufrágio, no domingo passado (29), de uma embarcação lotada de imigrantes clandestinos que viajavam para a Europa, anunciou nesta terça-feira o chefe da missão da Organização Internacional para as Migrações (OIM), em Trípoli. O jornal “OEA” afirma que ao menos 23 morreram e outros 251 estão desaparecidos.

“Uma embarcação que transportava 257 imigrantes naufragou no domingo [29] nas costas da Líbia. Vinte e três pessoas foram salvas e 21 corpos foram recuperados”, afirmou Laurence Hart, revisando relatório anterior que indicava ao menos 300 desaparecidos.

Hart afirmou ainda que a guarda costeira líbia perdeu o contato com outras duas embarcações, mas não foi possível descobrir até o momento se ambos são barcos de pesca ou se transportavam imigrantes.

Segundo declararam os sobreviventes, cerca de 300 ilegais tinham embarcado em três barcos na noite do sábado passado (28) em uma praia próxima a Trípoli para tentar chegar ao sul da Europa. No domingo passado (29), os serviços de segurança líbios receberam chamadas de socorro procedentes do litoral, perto da localidade de Sidi Belal.

O barco viajava para Europa, principal destino dos dezenas de milhares de africanos que tentam imigrar ilegalmente em busca de emprego e melhores condições de vida.

Tragédia

Segundo o jornal “OEA”, outros 350 imigrantes, de várias nacionalidades, foram resgatados pela guarda costeira líbia em uma operação diferente após outro naufrágio, entre eles várias mulheres e crianças.

A embarcação, onde viajavam pessoas sem documentos de diferentes nacionalidades, tinha naufragado perto das costas da localidade de Bouri.

Segundo o porta-voz da OIM, Jean-Phillipe Chauzy, após receber informação de “muitas saídas de embarcações da Líbia nas últimas 36 horas”, foi confirmado que até três navios afundaram.

O representante da OIM afirmou que tais informações foram confirmadas por fontes diplomáticas europeias em Trípoli.

O porta-voz ressaltou que esse tipo de embarcação utilizada na imigração clandestina “não conta com equipamentos de sobrevivência, salva-vidas nem botes infláveis, para poder levar mais gente a bordo, o que reduz as possibilidades de que se encontre sobreviventes”.

Embora não tenha dado informação precisa, o Ministério do Interior líbio confirmou também a tragédia, segundo o porta-voz.

Segundo Chauzy, o mar estava relativamente tranquilo, mas um forte vento soprava na zona –o que teria feito com que os navios com sobrepeso tombassem.

 

Disponível em:  http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u543239.shtml

Tagged with: ,

Comentários desativados em Naufrágio deixa ao menos 21 mortos e 213 desaparecidos na Líbia

%d blogueiros gostam disto: